ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO FLORESTAL ENGENHARIA FLORESTAL NA UFV - DESDE 1960 CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO GRUPOS E LINHAS DE PESQUISA NA CIÊNCIA FLORESTAL

Endereço

Departamento de Engenharia Florestal
Avenida Purdue, s/nº
Campus Universitário
Edif. Reinaldo de Jesus Araújo
36.570-900   Viçosa – MG – Brasil
Tel.: +55 (31) 3612-4153
E-mail: def@ufv.br

Geoprocessamento

No contexto do Departamento de Engenharia Florestal, o Geoprocessamento está vinculado à área de manejo e tem como objetivo apoiar atividades de ensino, pesquisa e extensão. Alicerçado no Sistema de Informações Geográficas e no Sensoriamento Remoto, a equipe de geoprocessamento do Departamento de Engenharia Florestal vem desenvolvendo pesquisas em diferentes áreas do conhecimento e com aplicações relevantes e inovadoras em nossa sociedade.

Atualmente, o Geoprocessamento conta com 3 salas, todas no Departamento de Engenharia florestal. Na sala 9 encontra-se o laboratório SIGMA – SOLUÇÕES EM INTELIGÊNCIA GEOGRÁFICA PARA O MEIO AMBIENTE, onde são ministradas aulas e cursos de Sistema de Informações Geográficas. O laboratório possui um amplo espaço, dividido entre sala de aula e pesquisa utilizadas para melhor atender os alunos de graduação e pós-graduação. Na sala 4 são ministrados cursos de sensoriamento remoto e GPS, atendendo cursos de graduação e pós graduação. Já na sala 3 encontra-se um grande acervo de aerofotos obtidas de câmeras métricas e não métricas, datadas dos anos 60 aos dias atuais. Com o auxílio de estereoscópios as imagens são manipuladas e utilizadas em estudos retrospectivos, de impacto ambiental e restauração florestal.

O Geoprocessamento conta com uma equipe de Professores e estudantes de graduação, mestrado e doutorado. Atualmente, é coordenado pelos professores José Marinaldo Gleriani, Cibele Hummel do Amaral e Alexandre Simões Lorenzon.

O SIGMA também é responsável pelo Dia do Sistema de Informação Geográfica (GISday UFV), iniciado em 2013, e a Semana do Software Aplicado às Ciências Agrárias (SSACA), iniciado em 2017. Esses eventos têm como principal objetivo a criação de um espaço de atualização e troca de experiência entre alunos, professores, pesquisadores e profissionais da área de geotecnologia.


Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress