ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO FLORESTAL ENGENHARIA FLORESTAL NA UFV - DESDE 1960 CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO GRUPOS E LINHAS DE PESQUISA NA CIÊNCIA FLORESTAL

Endereço

Departamento de Engenharia Florestal
Avenida Purdue, s/nº
Campus Universitário
Edif. Reinaldo de Jesus Araújo
36.570-900   Viçosa – MG – Brasil
Tel.: +55 (31) 3899-2466 / 2465 / 2478
Fax.: +55 (31) 3899-2469
E-mail: def@ufv.br

Conservaçao da Natureza

O Laboratório de Conservação da Natureza (LCN) integra a estrutura do Departamento de Engenharia Florestal, da Universidade Federal de Viçosa, visando a integração do ensino, pesquisa e extensão, relacionados à conservação ambiental. No contexto do Departamento de Engenharia Florestal, o laboratório está vinculado à área de Ambiência e tem, entre seus objetivos gerais, a missão de desenvolver pesquisas, estudos e atividades de extensão e educação ambiental sobre Criação e Manejo de Áreas Protegidas e Educação e Interpretação Ambiental.

O Laboratório de Conservação da Natureza (LCN) foi criado através do convênio entre a UFV (Universidade Federal de Viçosa), o IEF (Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais) e a SIF (Sociedade de Investigações Florestais) e inaugurado em dezembro de 2006, com o nome de Laboratório de Incêndios Florestais e de Conservação da Natureza (LIFCN). Em 2012, houve a decisão dos gestores do Laboratório, professores Guido Assunção Ribeiro e Gumercindo Souza Lima, em desmembrar a estrutura orgânica do LIFCN em dois laboratórios: Laboratório de Incêndios Florestais e Laboratório de Conservação da natureza, mantendo parte da estrutura exclusivo de cada laboratório e parte de uso comum.

A equipe do LCN é composta por professores, servidores e estudantes da instituição e atua no desenvolvimento de pesquisas em Unidades de Conservação e outras áreas protegidas, além da realização de atividades de Educação e Interpretação Ambiental. Diversos estagiários compõem a equipe do LCN, distribuídos no Grupo de Pesquisa e no GEIA (Grupo de Educação e Interpretação Ambiental).

Além da estrutura física do LCN, situada na Silvicultura, composta por Gabinete de Pesquisadores, Almoxarifado, Bancadas, Sanitários e sala De aula, existe, ainda a estrutura localizada na Estação de Pesquisas, Treinamento e Educação Ambiental Mata do Paraíso, composta por Portaria, Secretaria, Sala de Aula, Almoxarifados, Cozinha, Sanitários, Centro de Educação Ambiental, , Gabinete de Pesquisador e três Trilhas de Interpretação Ambiental (Trilha da Gameleira, Trilha do Caminho das Águas e Trilha dos Gigantes).

O LCN também é responsável pelo Simpósio Nacional de Áreas Protegidas (SNAP), iniciado em 2008. O SNAP – Simpósio Nacional de Áreas Protegidas é um evento promovido a cada dois anos pelo Laboratório de Conservação da Natureza da UFV em parceria com órgãos públicos e empresas do setor ambiental e tem como objetivo a troca de experiências e informações entre pesquisadores, profissionais e gestores de áreas protegidas, contribuindo para o fortalecimento dessas em todo o território nacional.

Laboratório de Conservação da Natureza


Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress