ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO FLORESTAL ENGENHARIA FLORESTAL NA UFV - DESDE 1960 CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO GRUPOS E LINHAS DE PESQUISA NA CIÊNCIA FLORESTAL

Endereço

Departamento de Engenharia Florestal
Avenida Purdue, s/nº
Campus Universitário
Edif. Reinaldo de Jesus Araújo
36.570-900   Viçosa – MG – Brasil
Tel.: +55 (31) 3899-2466 / 2465 / 2478
Fax.: +55 (31) 3899-2469
E-mail: def@ufv.br

Análise de Sementes Florestais

Laboratório de Análise de Sementes Florestais LASF

O LASF foi criado em 1967 com a contratação do Professor José Flávio Cândido, para a cadeira de Tecnologia de Sementes Florestais do DEF/UFV. Em 1976 foi contratado o Professor Eduardo Euclydes de Lima e Borges para atuar na área de fisiologia de sementes. Hoje o Prof. Eduardo é o coordenador do LASF. Este possui dois funcionários para análise de rotina de sementes, controle de qualidade do estoque do germoplasma, pesquisa e auxílio em aulas práticas. Possui também uma equipe de quatro funcionários de apoio de campo para coleta e beneficiamento de sementes. O fluxo de sementes para a pesquisa e para o ensino é mantido pelas árvores matrizes selecionadas de espécies nativas.

O LASF possui 400 m² de área interna, divididos entre salas de aula, laboratórios e gabinetes, sendo um dos mais bem equipados centros de estudos de sementes florestais do Brasil, possuindo, dentre outros, cromatógrafos líquido e gasoso, espectrofotômetros, ultra freezer, estufas tipo BOD, câmara fria, centrífugas refrigeradas e liofilizador. As atividades desenvolvidas pelo LASF envolvem a seleção de árvores matrizes, coleta, beneficiamento e armazenamento. São desenvolvidas pesquisas envolvendo fisiologia e bioquímica dos estresses térmicos e hídricos na germinação, com destaque para as substâncias reativas do oxigênio e do sistema antioxidante, sistema enzimático envolvido na metabolismo durante a germinação, alterações fisiológicas durante o armazenamento.


Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress