ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO FLORESTAL ENGENHARIA FLORESTAL NA UFV - DESDE 1960 CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO GRUPOS E LINHAS DE PESQUISA NA CIÊNCIA FLORESTAL

Endereço

Departamento de Engenharia Florestal
Avenida Purdue, s/nº
Campus Universitário
Edif. Reinaldo de Jesus Araújo
36.570-900   Viçosa – MG – Brasil
Tel.: +55 (31) 3612-4153
E-mail: def@ufv.br

Informativo

Retorno Seguro aos campi da UFV

Após os meses de aulas e outras atividades acadêmicas remotas, decorrentes da pandemia, aproximadamente três mil ou 25% dos graduandos estão retornando para os campi de Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba, nesta segunda-feira (7 de Fevereiro), para cursar presencialmente as disciplinas aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Todos, incluindo estudantes, professores, técnicos e os colaboradores terceirizados que participarão dessas atividades acadêmicas presenciais, já receberam as primeiras doses das vacinas contra a covid-19 e devem seguir as resoluções e o Protocolo de Biossegurança da UFV, que orienta, por exemplo, o uso de máscara e o distanciamento.

Para esclarecimento de dúvidas a Universidade Federal de Viçosa, reúne informações sobre como retornar com segurança às atividades presenciais nos três campi da Universidade Federal de Viçosa.

Ainda tem dúvidas sobre como funcionarão os setores da UFV durante as atividades presenciais autorizadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e como agir nos espaços coletivos da Universidade durante a pandemia de covid-19? 

Confira se encontra abaixo a resposta para a sua dúvida. Confira também as listas de perguntas e respostas sobre as atividades acadêmicas e assistência estudantil, elaboradas, respectivamente, pela Pró-Reitoria de Ensino (PRE) e Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PCD).

Lembre-se: cuidar de você é cuidar do outro. A pandemia ainda não acabou! Mantenha o distanciamento, use máscara, higienize as mãos frequentemente e vacine-se.

1 – A UFV elaborou algum protocolo para evitar a transmissão e infecção pelo novo coronavírus?

Sim. A Comissão de Biossegurança e Controle de Infecção no Serviço de Saúde (BIOCISS), do Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV, elaborou um protocolo com orientações para as comunidades universitárias dos três campi. O documento está coerente com o Plano de Contingência, produzido, em 2021, pelo Comitê Pós-Pandemia da instituição. Todos os documentos foram aprovados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). O protocolo está disponível em: https://tinyurl.com/2p8wd93h

2 – Há orientações sobre como proceder em caso de suspeita ou confirmação da covid-19?

Baseada em recomendações dos ministérios da Saúde e do Trabalho e Previdência, a UFV elaborou um documento com orientações gerais para servidores e estudantes com suspeita/sintomas respiratórios ou contato com caso positivo de covid-19. O documento orienta, por exemplo, sobre período de isolamento e procedimentos no trabalho ou nas atividades acadêmicas. As orientações podem ser conferidas em: https://tinyurl.com/2p8nrrz7

3 – É preciso estar vacinado contra a covid-19 para retornar às atividades presenciais?

Sim. Conforme as resoluções (02/2022 e 03/2022) e o Protocolo de Biossegurança para Retorno às Atividades Presenciais, aprovados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), todos os estudantes, professores, técnicos e funcionários terceirizados que tiverem participação nas atividades acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão) presenciais deverão estar vacinados para ter acesso aos espaços coletivos dos campi. Sem vacina, eles não poderão frequentar salas de aula, laboratórios, bibliotecas, restaurantes universitários (RUs), moradias estudantis e auditórios. A apresentação do comprovante de vacinação, portanto, é obrigatória.

4 – Quantas doses da vacina são exigidas?

São obrigatórias pelo menos duas doses do imunizante. O estudante, após 4 meses da segunda dose, deverá procurar uma unidade de saúde para tomar a dose de reforço. A vacinação pode ocorrer em qualquer município onde estão os campi (Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba), conforme cronograma divulgado pela secretaria de saúde local.

5 – O uso de máscara é obrigatório?

O uso da máscara, conforme previsto no Protocolo de Biossegurança para Retorno às Atividades Presenciais, é obrigatório e deve ser contínuo em TODAS as instalações físicas dos três campi, mesmo após a imunização completa contra a covid-19. Ela deve ser usada de modo adequado, cobrindo nariz e boca.

6 – Que tipo de máscara é recomendado?

A recomendação é que sejam usadas as máscaras KN95, PFF2 e N95, que têm maior poder de filtragem e, por isso, são mais eficientes. Na ausência delas, recomenda-se o uso das máscaras cirúrgicas.

7 – Quando a máscara deve ser trocada?

As máscaras KN95, PFF2 e N95 devem ser trocadas a cada 14 dias ou antes se apresentarem sujidade, umidade, dobras ou forem rasgadas. Se a opção for pelo uso da máscara cirúrgica, ela deve ser trocada a cada 3 horas ou antes, se estiver suja ou úmida. Nesse caso, a troca deve acontecer em ambiente aberto e ventilado, individualmente e mantendo a distância de, no mínimo, 1,5m de outras pessoas.

8 – A UFV distribuirá máscaras?

Serão distribuídas máscaras KN95, PFF2 ou N95 SOMENTE para os estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, beneficiários da assistência estudantil. Como a troca pode ocorrer a cada 14 dias, cada estudante receberá cinco máscaras para um período de dois meses. A entrega ocorrerá no Espaço Multiuso, durante o acolhimento aos estudantes, realizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PCD). A entrega se dará de forma sistemática.

9 – Que medidas estão sendo adotadas para que a comunidade mantenha as mãos higienizadas?

Há recipientes com álcool 70% na entrada de cada unidade administrativa e de ensino (pavilhões de aula, salas de aula, laboratórios e departamentos) e também próximos aos bebedouros e nos restaurantes universitários, alojamentos e bibliotecas.

A higienização das mãos deve ser frequente, principalmente antes e após o contato com alimentos, depois do uso das instalações sanitárias e do contato com superfícies em locais públicos. Ela também deve acontecer antes e depois do uso compartilhado de objetos e equipamentos em aulas práticas.

10 – Haverá algum atendimento na UFV para orientação relacionada à covid-19? 

A UFV reativará, a partir de 11 de fevereiro, o serviço de teleatendimento para atender aos seus três campi. A central será no campus Viçosa e atenderá pelo número (31) 3612-8000. O serviço contará com o apoio de servidores (técnicos e docentes) e estudantes do Departamento de Medicina e Enfermagem (DEM) e da Divisão de Saúde (DSA). Os objetivos são ordenar o atendimento relacionado a sintomas respiratórios e esclarecer dúvidas sobre a covid-19.

  • Em Viçosa, a Divisão de Saúde, no campus universitário, ou uma das instituições hospitalares da cidade (Hospital São João Batista para adultos e idosos e Hospital São Sebastião para crianças e gestantes) poderão realizar atendimento presencial em caso de necessidade e orientado pelo teleatendimento (31) 3612-8000. Os números de telefone da DSA são: (31) 3612-1850 e (31) 3612-1851.

11 – Os restaurantes universitários vão funcionar normalmente?

Não. Enquanto as condições epidemiológicas representarem riscos à saúde, as refeições não poderão ser realizadas nos restaurantes universitários. Para evitar aglomerações ou outros fatores de transmissão da covid-19, por enquanto o serviço de alimentação na UFV funcionará da seguinte forma:

  • Campus Viçosa: fornecerá marmitex a partir do dia 7 de fevereiro. Serão oferecidos café da manhã, almoço e jantar. A retirada ocorrerá no Restaurante Universitário I, nos seguintes horários: café da manhã – das 6h30 às 8halmoço – das 10h30 às 14h e jantar – das 17h às 19h. Mais informações sobre a nova política de preços do RU estão na lista elaborada pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PCD).

12 – Quem poderá utilizar os serviços dos restaurantes universitários?

Qualquer estudante da UFV com matrícula ativa (CAp-Coluni, graduação e pós-graduação) poderá utilizar os serviços dos restaurantes. Os preços praticados já foram ajustados para atendimento à Resolução Consu nº 13, de 1º de dezembro de 2021. No caso do ensino médio e graduação, o estudante (exceto aquele em vulnerabilidade socioeconômica com isenção de pagamento) deverá colocar créditos em sua carteirinha e, no caso do estudante de pós-graduação, o pagamento será direto à empresa responsável pelo oferecimento das refeições.

13 – Os alojamentos receberão todos os seus moradores neste retorno?

Não. Conforme o Protocolo de Biossegurança para Retorno às Atividades Presenciais, eles receberão APENAS os moradores (vacinados) que estiverem matriculados nas disciplinas/atividades práticas presenciais autorizadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). A listagem com o nome dos estudantes que retornarão foi divulgada pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários. Os demais moradores não estão autorizados a ocupar os apartamentos enquanto as condições epidemiológicas representarem riscos à saúde.

14 – As bibliotecas irão funcionar em horário normal?

Não. A Biblioteca Central do campus Viçosa continuará atendendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e de acordo com o que está previsto na fase II (reabertura parcial) de seu protocolo, disponível em https://tinyurl.com/33h7p3ty.

Dúvidas também podem ser esclarecidas na Central de Atendimento ao Público, pelo telefone (31) 3612-1081.

#RetornoSeguro

Fonte: https://www.ufv.br/retorno-seguro-ufv/

 


Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress